PROGRAMA ERASMUS+
O Comité para a Cultura e Educação (CULT) do Parlamento Europeu aprovou, no dia 20 de fevereiro de 2020 a próxima geração do programa Erasmus+ para o período 2021-2027.
Este programa pretende apoiar a mobilidade, oferecendo oportunidades a pessoas de todas as idades, ajudando-as a desenvolver-se e a partilharem conhecimentos e experiências em instituições e organizações de diferentes países.
EPROMAT na Europa desde 2009
Já foram muitos os alunos e professores que beneficiaram das ações do anterior programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, Comenius e Leonardo da Vinci.
Em 2009, iniciámos a nossa viagem com um projeto bilateral (2 países), Portugal e Polónia. 18 alunos da nossa escola, do Curso de Turismo estiveram 15 dias a viver na Polónia em Kalety. Os alunos ficaram alojados em casa dos colegas polacos, trocaram experiências, vivências e sobretudo aprenderam os hábitos e os costumes da terra.
Este projeto, “The Beauty of Region” tinha como objetivo desenvolver um guia turístico das cidades e regiões parceiras em 3 línguas: Polaco, Português e Inglês.
Em 2012, aventurámo-nos num projeto com parceiros de 6 países. Países tão diferentes como a Suécia, a Turquia, a Bulgária, a Roménia, a Itália e Portugal.
Foi uma experiência enriquecedora onde vivemos, por alguns dias, nos países parceiros, provámos a gastronomia, conhecemos os locais e as pessoas. 30 alunos e 4 professores tiveram oportunidade de conhecer os costumes locais. Os trabalhos incidiram em temas transversais de interesse para os jovens, comparando o que se faz em cada país.
A partir de 2019, iniciámos um projeto com 6 países Europeus, Polónia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia e Macedónia do Norte. O projeto pretende mostrar quais as competências-chave que devem ser desenvolvidas pelos alunos para responder aos desafios do mercado de trabalho no futuro.
Estágios na Europa
Desde 2013, que os alunos finalistas dos nossos cursos, têm a oportunidade de estagiar num país estrangeiro, permitindo-lhes conhecer novas formas de organização do trabalho e alargarem os seus horizontes a nível profissional, pessoal e cultural. Acreditamos que, ao oferecer esta oportunidade aos nossos alunos, estamos a contribuir para o aumento da qualidade profissional dos mesmos e para o aumento da qualidade dos serviços prestados pela escola às empresas.
Estes projetos Erasmus+ permitem que os alunos vivenciem a diversidade social, étnica, linguística e cultural e, também, adquiram e aperfeiçoem novos conhecimentos e competências. São uma experiência enriquecedora que possibilita aos alunos do ensino secundário desenvolverem competências profissionais e pessoais, aumentando a qualidade e pertinência das suas qualificações e capacidades.
Informação de seleção para o programa ERASMUS+
Os interessados serão submetidos a um processo faseado:
– Envio do Processo de candidatura (Ficha de inscrição, carta de motivação e autorização do Encarregado de Educação, se aplicável
– Seleção de alunos pelos Diretores de Curso e docentes de Inglês, tendo em conta os critérios definidos para as diferentes modalidades;
- Entrevista de motivação
– Afixação dos resultados.
Critérios de Seleção de participantes:
Mobilidade/intercâmbio para alunos de 1.º e 2.º anos:
– Desempenho escolar (aplicável às turmas do 2º ano: média da disciplina de Ingês 1º ano, média do curso 1º ano, média da componente tecnológica) - 50%
- Softskills: Capacidade de adaptação/ resiliência, capacidade de resolução de problemas, autonomia, capacidade de relacionamento interpessoal - 20%
- Comportamento, atitudes e inexistência de ocorrências disciplinares graves - 20%
– Disponibilidade para acolher colegas de escolas parceiras e outros participantes em Erasmus - 10%
Mobilidade para alunos do 3º ano - Finalistas:
– Avaliação do percurso escolar (Média da disciplina de Inglês, média final de curso, média da componente tecnológica do curso e média das classificações de FCT do curso, módulos em atraso) - 65%%
– Adaptação à mudança, resolução de problemas, flexibilidade, criatividade, responsabilidade, autonomia, motivação, comunicação, tomada de decisão capacidade de adaptação/ resiliência - 10%
- Comportamento, atitudes, inexistência de ocorrências disciplinares - 10%
- Entrevista de motivação - 15%
Mobilidade de recém-graduados:
– Entrevista: motivação para participar numa mobilidade de longa duração - 20%
- Soft skills, comportamento, atitudes, capacidade de adaptação/ resiliência, capacidade de resolução de problemas, autonomia, capacidade de relacionamento interpessoal - 15%
– Avaliação do percurso escolar (média da disciplina de Inglês, média final de curso, média da componente tecnológica do curso e média das classificações de FCT do curso) - 65%
Mobilidade de staff/ professores e colaboradores:
– Motivação para participarem no projeto;
– Disponibilidade para se deslocarem ao estrangeiro.
Em caso de empate será dada preferência aos candidatos que não tenham participado num projeto Erasmus+.
O processo de seleção é desenvolvido com rigor e transparência, pelo que os candidatos (e respetivos encarregados de educação) terão acesso ao resultado final, sempre que solicitado.