Lorem quis bibendum auci Lorem gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursu. Ut enim ad minim veniam.

© 2016 Your Business Name!

 

Erasmus

Programa ERASMUS+

O Comité para a Cultura e Educação (CULT) do Parlamento Europeu aprovou, no dia 20 de fevereiro de 2020 a próxima geração do programa Erasmus+ para o período 2021-2027. Este programa pretende apoiar a mobilidade, oferecendo oportunidades a pessoas de todas as idades, ajudando-as a desenvolver-se e a partilharem conhecimentos e experiências em instituições e organizações de diferentes países.

EPROMAT na Europa desde 2009

Já foram muitos os alunos e professores que beneficiaram das ações do anterior programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, Comenius e Leonardo da Vinci.

Em 2009, iniciámos a nossa viagem com um projeto bilateral (2 países), Portugal e Polónia. 18 alunos da nossa escola, do Curso de Turismo estiveram 15 dias a viver na Polónia em Kalety. Os alunos ficaram alojados em casa dos colegas polacos, trocaram experiências, vivências e sobretudo aprenderam os hábitos e os costumes da terra.

Este projeto, “The Beauty of Region” tinha como objetivo desenvolver um guia turístico das cidades e regiões parceiras em 3 línguas: Polaco, Português e Inglês.

Em 2012, aventurámo-nos num projeto com parceiros de 6 países. Países tão diferentes como a Suécia, a Turquia, a Bulgária, a Roménia, a Itália e Portugal.

Foi uma experiência enriquecedora onde vivemos, por alguns dias, nos países parceiros, provámos a gastronomia, conhecemos os locais e as pessoas. 30 alunos e 4 professores tiveram oportunidade de conhecer os costumes locais.  Os trabalhos incidiram em temas transversais de interesse para os jovens, comparando o que se faz em cada país.

A partir de 2019, iniciámos um projeto com 6 países Europeus, Polónia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia e Macedónia do Norte. O projeto pretende mostrar quais as competências-chave que devem ser desenvolvidas pelos alunos para responder aos desafios do mercado de trabalho no futuro.

 

ESTÁGIOS NA EUROPA

Desde 2013, que os alunos finalistas dos nossos cursos, têm a oportunidade de estagiar num país estrangeiro, permitindo-lhes conhecer novas formas de organização do trabalho e alargarem os seus horizontes a nível profissional, pessoal e cultural. Acreditamos que, ao oferecer esta oportunidade aos nossos alunos, estamos a contribuir para o aumento da qualidade profissional dos mesmos e para o aumento da qualidade dos serviços prestados pela escola às empresas.

   
   


Estes projetos Erasmus+ permitem que os alunos vivenciem a diversidade social, étnica, linguística e cultural e, também, adquiram e aperfeiçoem novos conhecimentos e competências. São uma experiência enriquecedora que possibilita aos alunos do ensino secundário desenvolverem competências profissionais e pessoais, aumentando a qualidade e pertinência das suas qualificações e capacidades.


Informação de Seleção para o Programa ERASMUS +

Os interessados serão submetidos a um processo faseado:

– Envio do Processo de candidatura (Ficha de inscrição, carta de motivação e autorização do Encarregado de Educação, se aplicável

– Seleção de alunos pelos Diretores de Curso, tendo em conta os critérios definidos para as diferentes modalidades (mobilidade de alunos)

– Afixação dos resultados.

Critérios de Seleção de participantes 

Mobilidade/intercâmbio para alunos de 1.º e 2.º anos:

– Desempenho escolar;

– Comportamento e inexistência de ocorrências disciplinares graves;

– Domínio da língua Inglesa;

– Disponibilidade para acolher colegas de escolas parceiras e outros participantes em Erasmus.

Mobilidade/estágios de alunos do 3º ano:

– Avaliação do desempenho escolar, pelo Diretor de curso e Diretor de Turma;

– Avaliação da componente linguística (domínio da língua inglesa), pelo/a professor/a de Inglês;

– Entrevista de seleção – avaliação das softskills;

– Motivação para participar numa mobilidade e adaptação à mudança;

– Autorização pelo Encarregado de Educação.

Mobilidade de recém-graduados:

– Motivação para participar numa mobilidade de longa duração;

– Avaliação do percurso escolar.

Mobilidade de staff/ professores e colaboradores:

– Motivação para participarem no projeto;

– Disponibilidade para se deslocarem ao estrangeiro.

Em caso de empate será dada preferência aos candidatos que não tenham efetuado uma mobilidade nos últimos 2 anos.

O processo de seleção é desenvolvido com rigor e transparência, pelo que os candidatos (e respetivos encarregados de educação) terão acesso aos resultados finais, sempre que solicitado.