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Projetos

Projetos Âncora

A escola desenvolve projetos âncora que são projetos integradores e transversais devidamente integrados nos planos curriculares de todos os cursos, e/ou de todas as turmas de um curso, em estreita ligação com a comunidade.

PROJETOS CIENTÍFICOS

É objetivo da EPROMAT participar em estudos científicos que contribuam para que a escola seja um “espaço” de conhecimento, investigação e desenvolvimento. Nomeadamente a investigação em ciências da educação, com enfoque em contextos reais de ensino/aprendizagem e em problemáticas que envolvam os membros da comunidade escolar, contribuirá para um conhecimento sistematizado da organização e para a melhoria do seu funcionamento. É nesta perspetiva de abertura da escola a estudos realizados em/por instituições do ensino superior que se enquadram dois projetos científicos realizados com a colaboração da EPROMAT, a saber:

“Resiliência como fator de proteção na promoção de trajetórias de resiliência em jovens, com idades entre os 16 e 30 anos de idade”. Estudo realizado pela doutoranda Lucienia Libânia Pinheiro Martins, da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto;

“O Desenvolvimento Curricular em Estrutura Modular. Estudo do Sistema Modular em Escolas Profissionais Privadas”. Estudo realizado pelo mestrando Rodolfo José Pinto Dá Mesquita Castro Leal, da Universidade Católica Portuguesa, Porto.

PROJETOS INTERNACIONAIS

O que é o Erasmus +? 

O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto.

O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador.

Na Europa desde 2009

Já foram muitos os alunos e professores que beneficiaram das ações do anterior programa de Aprendizagem ao longo da vida, Comenius e Leonardo da Vinci.

Em 2009 iniciamos a nossa viagem com um projeto bilateral (2 países), Portugal e Polónia. 18 alunos da nossa escola, do Curso de Turismo estiveram 15 dias a viver na Polónia em Kalety. Os alunos ficaram alojados em casa dos colegas polacos, trocaram experiências, vivências e sobretudo aprenderam os hábitos e os costumes da terra.

Este projeto, “The Beauty of Region” tinha como objetivo desenvolver um guia turística das cidades e regiões parceiras em 3 línguas: Polaco, Português e Inglês.

Em 2012, aventuramo-nos num projeto com parceiros de 6 países. Países tão diferentes como a Suécia e a Turquia, a Bulgária e Portugal e a Roménia e a Itália.

Foi uma experiência enriquecedora onde vivemos, por alguns dias, nos países parceiros, provamos a gastronomia, conhecemos os locais e as pessoas. 30 alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer os costumes locais e acima de tudo trabalhamos em vários temas. Temas transversais de interesse para os jovens onde comparamos o que se faz em cada país:

ESTÁGIOS NO ESTRANGEIRO.

Desde 2013 que os alunos finalistas dos nossos cursos, têm a oportunidade de estagiar num país estrangeiro: Sevilha, Espanha.

Este projeto permite – nos oferecer aos alunos do 3º ano da EPROMAT uma oportunidade para aperfeiçoarem e adquirirem novos conhecimentos e competências, permitindo-lhes conhecer novas formas de organização do trabalho e alargarem os seus horizontes a nível profissional, pessoal e cultural.

A componente de formação prática em contexto de trabalho, faz parte integrante do processo formativo e tem vindo a ser reforçada por esta escola no âmbito de uma dinamização geral da formação ministrada.

Acreditamos que ao oferecer esta oportunidade aos nossos alunos, estamos a contribuir para o aumento da qualidade profissional dos mesmos e para o aumento da qualidade dos serviços prestados pela escola às empresas.

Informação de Seleção para o Programa ERASMUS +

 Os projetos Erasmus + são uma oportunidade enriquecedora que permite aos alunos do ensino secundário desenvolverem competências profissionais e pessoais. Nesta lógica, apresenta enquanto propósito aumentar a qualidade e pertinência das qualificações e capacidades. 

A seleção dos participantes para este projeto 2018/2019 iniciar-se-á no mês de outubro de 2018. Este projeto é exclusivo para os alunos do 3º ano da Escola Profissional de Matosinhos. 

Os alunos interessados serão submetidos a um processo de seleção faseado, que abarca três etapas distintas: a análise do percurso escolar do aluno, a avaliação da componente linguística e a entrevista de seleção. 

  •  Na fase da análise do percurso escolar do aluno, o(a) Coordenador(a) de Curso e o(a) Diretor(a) de Turma serão responsáveis pela avaliação das dimensões saber-saber, saber-fazer e saber-ser. Inerentes às duas primeiras dimensões encontram-se os parâmetros: média aritmética do curso, média das UFCD’S que compõe a área técnica e a prestação na FCT do 2º ano. No domínio saber-ser será analisada a postura do aluno, as suas competências interpessoais, bem como o seu envolvimento e proatividade nos projetos escolares.

 

  • Caso o aluno seja selecionado, passará à fase seguinte, a avaliação da componente linguística. Nesta etapa, os Professores de Língua Inglesa responsabilizar-se-ão pela apreciação da capacidade de operacionalização a este nível. Neste âmbito, serão avaliadas a expressão e compreensão oral e escrita.

 

  • Por último, os alunos serão submetidos a uma entrevista de seleção, que ficará à responsabilidade do Serviço de Psicologia e de Orientação. Esta entrevista pretende verificar a aptidão socioemocional do aluno(a), através da avaliação da sua motivação e, particularmente, das suas soft skills. Ademais, apresenta uma vertente de sensibilização, que pretende elucidar os alunos para as possíveis adversidades e fatores de risco.

 

O processo de seleção será desenvolvido com rigor e transparência, pelo que os candidatos e respetivos encarregados de terão acesso aos resultados finais, sempre que necessário.